Monday, April 29, 2013

EPM feito!

Mais uma etapa concluída! Este fim de semana tivemos o nosso EPM (Encontro Pré Matrimonial). Bem, geralmente pelas opiniões que vou ouvindo, os casais têm certas expectativas para este curso e após a sua conclusão costumam dizer que gostaram bastante, que não foi a seca que esperavam e blablabla. Ainda na semana passada, a Sara publicou no seu blog a sua experiência e mais uma vez confirmou que gostaram bastante. Pois é, eu cá não posso dizer o mesmo. Tinha esperança que também o nosso curso nos surpreendesse, nos ajudasse, servisse realmente para alguma coisa. Mas longe disso. Passámos um dia inteirinho, desde as 9h da manhã até às 19h30 da tarde, e ainda a manhã inteira de domingo a ouvir a vida dos outros, a ouvir o apelo para a fé, a ouvir sermões sobre os mandamentos da religião e até sobre o aborto falaram, tentando dissuadir-nos de tal prática pecaminosa! Peço desculpa aos mais crentes, mas a minha ideia de fé, de religião, de práticas católicas em nada tem a ver com isto. Eu sou católica, embora não tão praticante como outrora já fui, mas esperava mais, muito mais desta partilha. Aliás, isso era o que gostava que tivesse acontecido, uma partilha. Nós acreditamos no matrimónio e naquilo que este sacramento significa para nós, mas estar sentada horas a fio a ouvir os moderadores falaram da sua ideia de matrimónio e como este deve ser e acontecer não é a minha ideia de preparação para este grande passo. Para isso, não precisava sair de casa, já que tenho em casa um exemplo de um casamento feliz. Enfim, desculpem o desabafo, mas esperava mais, muito mais. O melhor de tudo foi mesmo o Padre. Ele sozinho é mais atualizado, moderno e dinâmico do que todos! Pena que só lá tenha estado nos minutos iniciais e nos finais. A parte boa é que vai ser ele a celebrar a nossa cerimónia! 

5 comments:

sara said...

Oh, tenho pena que tenha sido assim Sofia...por acaso saí do CPM (o nosso chamava-se curso de preparação matrimonial!!! Acho que o nome do teu é mais adequado!) com a sensação que descreveste que querias...foi uma partilha e não o querer incutir valores e falar de "obrigações"! Ouvi histórias de vida MUITO interessantes, casamentos que sobreviveram a problemas REAIS...e com isto é que se aprende...e o padre do "curso" que frequentamos falou até mais do que os próprios casais, era muito engraçado e deu MUITA vida àqueles momentos. Mas pronto, cumpriram o vosso passo ao ir, acho que fizeram bem. Ninguém pode criticar as coisas sem as conhecer, por isso agora podes falar com conhecimento de causa :). Relativamente ao resto, a vida encarregar-se-á de vos mostrar/ensinar, se tal for necessário, a vós e a todos nós que vamos "mergulhar" nesta caminhada do matrimónio :)
Beijinhos*

Hibiscus said...

Oh que pena que não gostaste. Eu não sei muito bem como funcionam essas coisas mas nunca é bom sair de um sitio em que as expectativas não foram a realidade.

The New Black said...

Vais casar-te? Muitos parabéns!!!!!

Que pena que não gostaste da reunião pré-matrimonial... nunca passei por isso, também não sou casada! Vivo junta :)

bjs
SUNRISE
Autora do blog THE NEW BLACK IS
newblackis.blogspot.pt

https://www.facebook.com/TheNewBlackIs

Anita said...

Pelo que descreves aí parece que foi tempo desperdiçado, mesmo!

Goreti said...

Eu não sei se por aqui se fazem esses cursos, vamos esta semana falar com o padre e entregar os documentos. Não sei se ai ele nos vai falar do curso, mas eu a ideia que tenho é que são mesmo assim, chatos e repressores :P