Sunday, January 20, 2013

O medo de andar de avião


É verdade. Tenho medo de andar de avião. Sou uma medricas. Ainda tive esperança que na primeira vez que andasse de avião, a coisa mudasse e, como que por magia, passasse a adorar. Nada disso aconteceu. As duas vezes que andei de avião, uma ida e volta, foi há mais de dois anos numa viagem que fiz com o M.. Bem, a coisa não foi fácil. E consegui algo inédito, de que não me orgulho e não gosto mesmo nada: consegui incutir no M. algum receio. Logo ele, que já tem milhentas horas de voo no currículo e nunca tal coisa lhe passou pela cabeça. Eu sou muito racional, atenta e observadora e estes atributos só me prejudicam, pois dou por mim a escutar o mais ínfimo barulho e a considerá-lo estranho. Só eu mesmo!
Agora, com o aproximar do casamento, temos de decidir a nossa lua de mel. A coisa não está fácil. Primeiro, porque perdemo-nos nas opções. Segundo, porque eu sou uma indecisa por natureza. Terceiro, porque lá anda a rondar o medo de andar de avião. Já disse ao M. que não vou deixar que este medo interfira no que quer que seja. Já basta sentir-me mal pelo medo que sinto. Ñão vou permitir que ele estrague os nossos mais românticos planos.

Alguém partilha deste medo? Já o superaram? Ou são daquelas pessoas que adoram andar de avião? Eu cá, adoraria ser uma dessas alminhas!

18 comments:

Rita said...

Eu também tenho algum receio. Não é algo que me faça pensar duas vezes em ir para algum lado por ter que fazer a viagem de avião, mas quando estou sentada no avião tenho sempre aquele momento de pânico momentâneo em que penso que algo errado pode acontecer.

Viagem com tudo incluído said...

Olá, olá!!

Antes de mais obrigada pela visita e pelas palavra simpáticas. Quando casas?
A experiência do vestido é mesmo mágica. Ir à loja não tem nada a ver com ver em sites ou catálogos. Eu andava super stressada com isso e agora vejo que foi em vão, porque quando começas a vestir é mesmo outra coisa. Bjsss

sara said...

Bem, eu partilho do teu medo, não pânico, apenas medo...já andei muitas vezes de avião, o meu receio não é impeditivo de viajar mas tal como a Rita, dá-me sempre aquele medo que aquele objeto voador caia de um momento para o outro! E eu sei que há mais probabilidades de acidentes de carro do que avião e blá blá blá mas eu tenho sempre mais medo do avião...

Numa das minhas viagens, de volta da Jamaica, vinha já numa fase de descontração, na verdade estava até já relaxada para aí na 3a hora de voo, quando, de um momento para o outro, o avião cai numa poça de ar...bem, aquilo andou tudo pelo ar...só vi uma hospedeira a cair redonda no chão...comecei a chorar, entrei mesmo em pânico, o comandante pediu para apertarmos os cintos porque estávamos numa zona turbulenta. Passados 5m já não era nada...mas o que é facto é que engoli um xanax e dormi o resto da viagem toda...não fosse o avião apanhar outra poça de ar!!! Tirando esta experiência e uma má aterragem no Egito (má entenda-se por turbulenta) não tenho MAIS NENHUMA razão de queixa :)

Não te deixes vencer por esse medo Sofia...sustos podemos apanhar até a andar de bicicleta e eu acredito que os aviões são, hoje em dia, o meio mais seguro de viajar :)

Boa escolha de destino...também terei que pensar no meu entretanto!

Beijinhos*

Blackbird said...

Eu já andei várias vezes e tenho sempre um certo receio mas consigo controlar bem isso e quando estou lá dentro acabo por me distrair com outras coisas :)

said...

Felizmente o meu medo não me tem impedido de viajar, mas que chateia, chateia :S.

Também tenho de pensar na lua de mel :D

http://semjeitonenhum.blogspot.pt

Pretty in Pink said...

Eu tinha medo e superei-o quando o mês passado vim de Londres sozinha! Ia branquinha e sem pingo de sangue, mas quando passou percebi que aquilo não era nenhum bicho de 7 cabeças =)

Beijinho*

Isa Machado said...

Eu ando de aviao desde criança (sou dos Açores) então nunca tive grande medo! Mas passei alguns sustos enquanto estudei em Coimbra, mas mesmo assim posso dizer que não tenho grandes problemas em andar de avião. Já o meu pai, fica amarelo e vai a viagem toda agarrado à cadeira! lol

beijinhos

Hibiscus said...

Bem, é verdade que sinto algum receio sempre que viajo mas acabo por tentar me distrair, a queda de aviões não é uma coisa muito usual e afinal de contas é o meio de transporte mais seguro :) Tenta tomar alguma coisa para dormires a viagem toda, conheço quem faça isso e resulta bem!

said...

Os que contratei para o vídeo são estes :):

http://www.facebook.com/amillionpixels

São de Santa Maria da Feira, mas o trabalho deles pareceu-me lindo :)

Chic Maria said...

Ainda bem que encontro alguém como eu. Porque quando digo que odeio andar de avião fica tudo embasbacado como se eu fosse anormal. Bem, o meu medo é desde sempre. Já fiz muitas viagens de avião e não vou deixar que o medo me vença pq a minha paixão por viajar é bem maior!
Mas ... a verdade é que me custa sempre horrores. Não propriamente por pensar que o avião vai cair mas, sobretudo, por estar fechada. Sou um bocadinho claustrofóbica. O que eu faço é tomar medicação, lol. Se existem calmantes é para estas situações que devem ser utilizados. Portanto dependendo do tempo de viagem, assim é a minha "droga" de estimação.
Sugiro: Victan para viagens curtas (eu tomo 2 comprimidos, é indicado em casos de ansiedade, ataques de pânico, não dá sono mas acalma, pelo menos comigo funciona); Diazepam para viagens longas (tomo 5 mg, é uma benzodiazepina, portanto provoca relaxamento e sono, não causa amnésia e o efeito passa rápido - não há o risco de ficares a "babar" quando aterrares)...
Não é o melhor do mundo andar por aí a tomar medicação mas em casos extremos não vejo outra soluição, e olha que já tive um ataque de pânico num avião e não desejo a ninguém. Eu sou enfermeira e sei do que estou a falar mas, antes de andares de avião, convém experimentares a medicação, pode provocar o efeito contrário e depois "é pior a emenda que o soneto"!
Podes tb entrar pelos caminhos naturais, chá de camomila , exercícios de relaxamento, reiki, ler, ouvir música, ver filmes... Mas comigo resulta mt mal, sobretudo quando se apanham aterragens de emergência a meio do percurso e mudanças de avião, poços de ar ou viagens em pleno dia de tempestade (já me aconteceu de tudo) :X
O pensamento tem que ser sempre mais que positivo, e muito auto-controlo.
Beijinhos e espero ter ajudado *

Lau's Room Escape said...

Eu nunca andei de avião porque nunca tive necessidade para tal! Mas tenho um certo receio em relação a andar de avião! Então e para quando é o casamento ? E quais são as tuas ideias para o grande evento?

Fiquei super curiosa :)
Beijinho

my precious L. said...

Eu não tinha medo mas tive uma experiência um bocadito complicada e agora tenho algum. Mas sempre que entro num avião penso que corro menos riscos do que se for de carro. Há muito menos acidentes :) Pensa nisso!

Sofia said...

O casamento será em outubro. Ainda tenho algum tempinho :)

Obrigada a todas pelas dicas. Não deixarei de viajar por causa deste medo. Especialmente nesta data especial! Vou dar conta do recado!

Bjinhos

Cláudia, Vila do Conde said...

Linda em viagens de longo curso viajo sempre sob o efeito de "Xanax" e o medo é compensado pelas viagens e sítios paradisíacos que vais ver!:)

AnaBrito said...

Foi no restaurante "O Gato".... Conheces?

beijinhos, vou seguir o blog...

Sofia said...

AnaBrito: Conheço sim! Já lá fui várias vezes e gostei :)

A Tulipa Azul said...

Tenho algum receio, dá me sempre aquele frio na barriga antes de embarcar, mas depois passa.:)

Anonymous said...

A mim o que me custa é exatamente o que disseste, medo de estar fechada e ter um ataque de pânico, não é a questão de o avião cair. Tenho uma possível viagem para o Brasil e já estou a panicar a pensar nas 10h. É verdade que há a medicação, mas nem isso me acalma. Alguma sugestão?