Saturday, June 19, 2010

R.I.P. Saramago

A notícia correu o país. O prémio nobel português sucumbiu à doença. Uns valorizam. Outros desvalorizam. Foi um homem que gerou polémica. Defendeu as suas crenças. Defendeu as suas ideias. Apaixonou leitores. Gerou críticas.
É curioso que no ano em que tive de conhecer mais a fundo a sua obra, a sua vida literária, por razões profissionais, no ano em que repeti o seu nome vezes sem conta na sala de aula, esse mesmo nome ecoa agora pelos cantos do país pelas piores razões. Confesso que Saramago não é um dos meus autores de eleição, mas é bom saber que, embora o homem desapareça, a obra fica. Essa, como dizia Camões, torná-lo-á imortal. R.I.P.
.
Aqui vos deixo uma selecção de frases saramaguianas:

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."
.
“Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos confessamos?"
.
“Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais.”
.
“Não tenhamos pressa,
mas não percamos tempo.”
.
“De que adianta falar de motivos, às vezes basta um só, às vezes nem juntando todos”
.
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”
.
“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.”
.
“O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio.”
.
“Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo.”
.
“Os lugares comuns, as frases feitas, os bordões, os narizes-de-cera, as sentenças de almanaque, os rifões e provérbios, tudo pode aparecer como novidade, a questão está só em saber manejar adequadamente as palavras que estejam antes e depois.”
.
“Há ocasiões que é mil vezes preferível fazer de menos que fazer de mais, entrega-se o assunto ao governamento da sensibilidade, ela, melhor que a inteligência racional, saberá proceder segundo o que mais convenha à perfeição dos instantes seguintes.”
.

No comments: